O Colégio

• O Colégio O Castelo da Maia é uma instituição de ensino particular e cooperativo, localizado na Rua do Crasto, pertencente à freguesia de Barca situada no concelho da Maia, tendo autorização definitiva de funcionamento do Ministério da Educação. Foi projetado de acordo com as normas estabelecidas pelas entidades reguladoras.

Atualmente, e sob a Direção Administrativa do Dr. Fernando Carvalho e Direção pedagógica da Dra. Ana Isabel Alves, o Colégio O Castelo da Maia oferece um projeto educativo de acordo com as características da comunidade educativa em que se insere, de forma a servir uma população que se encontra subdividida em três valências:

• Creche (para crianças dos 4 meses aos 36 meses de idade);
    • Pré-Escolar (para crianças dos 3 aos 5 anos de idade);
    • 1.º Ciclo (para crianças que ingressam no 1.º ano ao 4.º ano de escolaridade).
  • A escola de hoje tem de acompanhar a inovação educativa, na qual estão associados os conceitos de qualidade pedagógica, de criação de espaços de formação para todos e de transformação das aprendizagens em aprendizagens significativas.

A promoção da escola como um lugar de sucesso no âmbito da formação pedagógica e sociocultural constitui-se na principal finalidade deste colégio. De acordo com as características dos alunos construímos a nossa própria identidade, apontando rumos de atuação, tendo em conta as suas carências e dificuldades, bem como as suas potencialidades. Esta identidade torna-se ainda mais complexa, rica e importante, quando se trata de um colégio que engloba vários níveis de educação. Desta forma, a ação do colégio visa uma perspetiva de construção, alicerçada na sequencialidade das diversas etapas de crescimento e desenvolvimento das crianças / dos alunos.

O Colégio propõe-se ativar os quatro pilares da educação para o século XXI, preconizados no relatório da UNESCO, resumidos nas atitudes de aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros; aprender a conhecer; aprender a fazer e aprender a ser.

• Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros, promovendo um ambiente onde os valores de cidadania e de construção da identidade estão continuamente presentes, a fim de participar e cooperar com os outros nas múltiplas oportunidades, respeitando os valores do pluralismo e através deles potenciar a construção de uma identidade.
    • Aprender a conhecer, desenvolvendo novas fontes de informação, novos meios de aprender numa sociedade em rede, através da ativação de diferentes ferramentas, que lhe permitam desenvolver competências essenciais para a atualização permanente do conhecimento ao longo da sua vida.
    • Aprender a fazer, preparando os alunos para distinguirem entre o conhecimento e as aptidões, entre as aprendizagens e as competências, entre o conhecimento inerte e ativo. Esta abordagem, lança um desafio simultâneo aos docentes na sua conceptualização das aulas, alternando momentos de ensino formal com momentos em que os alunos consigam não só aprender a fazer, como fazer a aprender. Estas atitudes tornam os discentes capazes de agir sobre o meio mobilizando conhecimentos e desenvolvendo, progressivamente, competências.
    • Aprender a ser, como prioridade intemporal que integra as três precedentes e pressupõe o amadurecimento dos alunos no sentido de se tornarem cidadãos autónomos, responsáveis, cooperantes, ativos, críticos e reflexivos.

Outra das preocupações desta equipa de trabalho, centra-se no trabalho com a comunidade educativa no sentido de promover o desenvolvimento e progressão constante das crianças / dos alunos em prol do sucesso educativo. Desta forma, procura-se motivar e incentivar os pais / encarregados de educação à participação ativa na vida da instituição em prol dos objetivos delineados a nível institucional e das orientações emanadas pelo Ministério da Educação.